domingo, 22 de março de 2009

Pão e Rosas - Invisibilidade

O filme marca bem a situação da invisibilidade relacionada com sua posição social, com sutileza e visão crítica. A pesquisa de Fernando Braga da Costa trata desta questão.

Mas aqui chamarei a atenção para outro ponto: formas de romper a invisibilidade.

Não sei se foi uma viajem muito grande da minha cabeça, mas esta única cena fez fluir muitos questionamentos, talvez seja por considerar os processos educativos (de aprendizagem, conhecimento....) muito importante para a emancipação do ser humano.

Descreverei uma cena:

Maya aprende a limpar os frisos da porta com um colega de trabalho. Passam alguns executivos como se ali não houvesse ninguém. Neste momento ocorre o comentário: - Quando usamos este uniforme nos tornamos invisíveis.


A princípio esta fala aparece apenas como se essa fosse uma das lições que o trabalhador deveria aprender. A questão a ser apontada nesta cena é a consciência que este trabalhador tem da sua posição social.
O diferencial deste trabalhador é que ele está prestes a entrar na universidade, com auxilio de um programa de bolsa de estudo, mantido por um grupo de imigrantes bem sucedido (!).

Então podemos concluir que este trabalhador teve acesso a processos que proporcionaram uma percepção da realidade diferente da percepção dos outros trabalhadores. O personagem busca uma forma para se sobrepor a esse sistema de humilhação, uma busca individual...


Ato de solidadriedade ou solução individual?

Personagem principal rouba para pagar a matrícula do amigo na universidade. Os motivos que a levam a fazer esse ato foram: a culpa pela demissão do colega (que não se envolveu na manifestação) e também por saber que entrar na universidade era o sonho do amigo (?).

Entretanto, ao meu entender os dois personagem adotaram uma solução individual para soluções de problemas que são coletivos – sociais (sócios).

1 - Entrar na universidade (acesso a educação) para passar ao andar de cima (melhores condições de vida ...)

2 - Roubar (ir contra as regras do jogo, colocar-se em situação ilegal) para ajudar o colega a não perder a oportunidade de sair da situação vivenciada.

Uma tentativa de ação coletiva:

1- participar do movimento, dividir a visão crítica da realidade com outros colegas, proporcionado a eles possibilidade de se conscientizarem das alternativas de soluções.

2 - Procurar Sam (o que tinha o maior salário) e os outros colegas para faze a 'vaquinha' e garantir a matrícula.

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